Para recuperar sua senha, entre em contato com a Área Médica do HMD.
Fone (51) 3230.2077

Voltar

NOTÍCIAS

Portal Área Médica » Notícias » News

News

HMD conta com novo equipamento de visualização das coronárias (OCT)

Com o objetivo de oferecer o melhor em métodos de imagem aos seus pacientes, o Centro de Terapia Endovascular (CTE) do Hospital Mãe de Deus passa a contar com uma nova Tomografia de Coerência Óptica (OCT). A chegada do equipamento – que está em sua 3° geração – foi encabeçada ainda no final do ano passado pelo cardiologista do Corpo Clínico, Dr. Alcides José Zago.

Diferencial importante na qualidade de atendimento da Instituição, o OCT possibilita visualizar com alta resolução o interior das artérias coronárias e definir as características das placas de ateroma que obstruem as artérias, causando angina e infarto agudo do miocárdio.

"Conseguimos visualizar as placas de ateroma nas suas diferentes graduações, no que se refere a composição, ao tamanho e a extensão da mesma. Essa terceira geração do equipamento é muito superior às demais porque permite uma visualização mais clara dos fenômenos que ocorrem dentro das artérias", lembrou Dr. Zago.

Ainda conforme o cardiologista, não existe a necessidade de que todos os casos encaminhados ao CTE sejam submetidos ao OCT. Porém, quando existem dúvidas sobre a vulnerabilidade das placas, o método é o que melhor avalia a condição do ateroma.

O equipamento trabalha com cerca de 540 frames em alta resolução, disparados em uma velocidade de obtenção de 54 milímetros por segundo. Isso permite maiores detalhes no segmento examinado da coronária.

"O OCT também é importante para avaliar a colocação de adequada de stents coronários, visto que a aferição da prótese por meio de uma angiografia não é suficiente", completou Dr. Zago, que ainda definiu o equipamento como a "fronteira do conhecimento na área de intervenção endovascular''.

Chegada do equipamento foi encabeçada pelo cardiologista do Corpo Clínico, Dr. Alcides José Zago

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS