Para recuperar sua senha, entre em contato com a Área Médica do HMD.
Fone (51) 3230.2077

Voltar

NOTÍCIAS

Portal Área Médica » Notícias » News

News

Fórum do Corpo Clínico debate vacinação contra a Covid-19

O panorama internacional e a perspectiva brasileira de vacinas. Esse foi tema do Fórum do Corpo Clínico realizado na última sexta-feira (5/3), ao vivo pelo Youtube do Hospital Mãe de Deus. O evento, promovido pela Diretoria Clínica do HMD, contou com a participação do Dr. Jorge Kalil, professor titular de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) – uma das principais referências no mundo –, e do Dr. Fabiano Ramos, chefe do Serviço de Infectologia do Hospital São Lucas da PUCRS e coordenador dos estudos da CoronaVac em Porto Alegre.

Em sua fala, Dr. Kalil trouxe o panorama das principais vacinas em produção e como os laboratórios têm direcionado os estudos, que vão desde à utilização de proteínas ao uso do adenovírus ou de instruções genéticas como DNA e RNA.

O professor da USP alertou sobre a demora na imunização no país. Para Kalil, as novas variantes da Covid-19 – que são mais transmissíveis – tendem a impor uma pressão imunológica no ambiente, o que pode afetar a eficácia das vacinas. "Países que tiveram uma gestão de saúde séria adquiriram muito mais vacinas do que precisavam", lamentou.

Com a experiência de quem acompanhou de perto os estudos da CoronaVac, Dr. Ramos salientou os esforços na condução das pesquisas clínicas: "Essa pandemia demonstrou que temos a capacidade de desenvolver medicações com agilidade e respeitando todas as fases da pesquisa clínica com a injeção de recursos e de capacidade humana".

A fala abriu a apresentação do infectologista, que ainda trouxe levantamentos sobre a ocupação dos leitos na Capital, reforçando a imunização como um dos principais mecanismos de defesa da população.

Clique aqui para conferir o Fórum na íntegra.

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS