Apresentação
O Serviço de Anestesiologia do Hospital Mãe de Deus possui uma equipe de profissionais responsáveis pela anestesia ou sedação. O médico anestesista cuida do paciente durante toda a cirurgia, acompanhando e controlando seus sinais vitais, observando suas reações aos medicamentos e à cirurgia, e zelando por sua integridade até sua total recuperação.
O médico anestesista exerce sua função em diversas instâncias, como cirurgias, curativos (queimados), exames (endoscopias), tratamentos para dor, etc.
Diferenciais
A anestesia somente pode ser administrada por um médico com título de especialista em Anestesiologia (graduação de 6 anos em Medicina e 3 anos de especialização em Anestesiologia). O Hospital Mãe de Deus tem uma equipe altamente capacitada.
Dicas e Cuidados com a Saúde
Ao ser indicada a cirurgia, peça ao cirurgião o nome e telefone do médico anestesista e esclareça suas dúvidas.
É muito importante que o paciente mantenha uma relação de segurança com o médico anestesista, seguindo corretamente todas as suas recomendações e não ocultando informações sobre o seu histórico de saúde.
Orientações para o dia anterior ao procedimento:
- Durma cedo
- Faça refeições leves, evitando carnes, comidas gordurosas e outros alimentos de difícil digestão
- Não interrompa a medicação usual (a menos que tenha recomendação médica para parar)
- Faça uma lista dos medicamentos em uso, com doses e horários especificados
- Liste possíveis alergias e doenças
- Dirija-se ao hospital sempre com um acompanhante, pois ele é imprescindível para a alta hospitalar
Orientações para pós-procedimento:
- Solicite a seus médicos todas as informações, condutas e medicamentos
- Solicite os telefones da equipe médica e do Hospital para contatos
- Caso não consiga contatar a equipe médica, dirija-se ao Atendimento de Emergência do Hospital
- Não dirija veículos ou opere máquinas nas primeiras 24 horas
- Não tome decisões ou assine documentos importantes por 24 horas
Perguntas Frequentes
A anestesia dura o tempo necessário para a realização do procedimento. Para isto, o anestésico é administrado continuamente, juntamente com drogas analgésicas para que você não tenha dor após o término da anestesia.
Não. Não há como realizar algum tipo de teste para saber se você é alérgico a algum anestésico. Felizmente estas reações hoje em dia são raríssimas e todo e qualquer hospital ou clínica dispõem de meios para tratá-las.
De um modo geral, eles são muito raros. Com o uso de monitores, técnicas e medicamentos modernos a anestesia tornou-se um procedimento bastante seguro. É claro que estes riscos estão na dependência do tipo de cirurgia e das condições clínicas do paciente.